Virei gerente e agora?

Virei gerente e agora? – Desafios da primeira gestão

A vida corporativa é um universo bastante versátil e dinâmico, e por isso as mudanças são uma constante! Mas, em meio a tantas possibilidades de transição, saber lidar com os desafios da primeira gestão é uma questão de suma importância!

Como grande parte das pessoas sabem, a vida corporativa é um universo muito dinâmico, e por isso as mudanças são uma constante! E os desafios da primeira gestão são um fator sempre muito marcante!

Pode ser que ontem mesmo você estivesse atuando ativamente em um determinado projeto ou tarefa, depositando esforços operacionais, e hoje se tornar um chefe desse mesmo projeto em questão!

Sim, isso é absolutamente possível e acontece com muitas pessoas diariamente!

O grande ponto é quando de fato isso acontece com você e logo surge a indagação: Ih! Virei gerente! E agora?

Se você está vivenciando essa situação e precisa ter maiores orientações sobre os desafios que poderão surgir ao longo desse novo caminho, saiba que esse artigo é perfeito para você! Entenda o motivo agora!

Desafios da primeira gestão – As novas responsabilidades de liderar uma equipe!

Com esse novo cargo surgem também novas responsabilidades, e uma das mais marcantes refere-se à gestão de outras pessoas em uma equipe! – a sua equipe!

Para algumas pessoas esse é sem dúvida um enorme desafio, mas quando se assume um cargo de gerência não há como fugir dessa situação!

Mas, se você sente medo ou até mesmo frio na barriga de pensar nessa nova condição, é importante destacar que algumas dicas e procedimentos poderão lhe ajudar bastante a trilhar um caminho de sucesso!

Mais do que uma dica, aqui é válido um conselho valioso: cogite procurar o quanto antes um tipo de treinamento focado em gestão de pessoas! Essa simples medida poderá ser uma grande alternativa na sua carreira!

Ao assumir essa nova função, o que fazer primeiro?

Assim que você assumir essa nova e importante função, é importante que você faça o encerramento ou a transferência dos projetos ou tarefas que eram provenientes do seu cargo anterior!

Outro ponto é treinar muito bem a pessoa que ficará responsável por assumir o seu antigo cargo. Isso permitirá que tudo se mantenha em continuidade na rotina da empresa e manter a qualidade de tudo.

Logo que isso estiver resolvido é hora de começar a entender suas novas atribuições do cargo de gerência. Se o seu sucessor ainda estiver na empresa, veja com ele a possibilidade de ter um treinamento.

Se isso for de fato possível, ouça o máximo de informações atentamente e no caso de qualquer dúvida, não hesite em perguntar tudo que for pertinente à sua nova rotina profissional!

É importante aproveitar ao máximo essa troca, pois posteriormente você talvez não tenha uma segunda oportunidade de confirmar cada um dos pontos que forem importantes!

Agende uma reunião com a sua nova equipe!

Esse é o melhor momento para se apresentar à sua nova equipe! Por mais que você já conheça as pessoas, é importante que esse momento aconteça mesmo assim!

Isso porque será o primeiro contato que você terá com essas pessoas sob uma nova ótica de trabalho e também uma maneira de formalizar essa nova posição!

Agendar também um bate papo com cada um dos membros é de grande valor! Isso ajudará a entender as expectativas de cada membro da equipe, dificuldades, dúvidas e projeções.

Depois disso, dedique-se a revisar todos os procedimentos e objetivos pertencentes ao setor, bem como de cada um dos colaboradores.

Aqui é válido ser crítico e avaliar tudo de maneira muito substancial. Se achar pertinentes começar a mudar algum processo, faça! Só não esqueça de notificar a todos os envolvidos!

Os desafios da primeira gestão precisam ser sempre combatidos por meio de reuniões periódicas, avaliação de indicadores e celebração no final de cada ciclo de trabalho!

Se você se identificou vai gostar de ler também sobre as 3 maneiras de saber se você está no cargo e na empresa certa.

Um grande abraço e até já, já…

Luciano Guimarães
Master Coach de Carreira

Eu ajudo as pessoas a se realizarem profissionalmente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *