Se conhecer pra quê?

Se conhecer pra quê?

Olá, tudo bom? Hoje o assunto é autoconhecimento.

Desde a Grécia Antiga este é um tema que intriga o ser humano. O oráculo de Delfos já citava a famosa frase: “Ó homem, conhece-te a ti mesmo e conhecerás os deuses e o universo.”
No século passado, segundo Jung, toda origem do nosso medo vem de alguma maneira do desconhecimento a essas quatro perguntas básicas:

  1. Quem sou?
  2. Onde estou?
  3. De onde vim?
  4. Para onde vou?

Hoje, no mudo empresarial uma série de assessments como MBTI, DISC, PI, Eneagrama, ajudam o ser humano descobrir um pouco mais sobre ele mesmo. Sem contar nas inúmeras terapias, vivências e processos de coaching que permitem esse contato.

Mas você pode se perguntar: se a gente se conhece desde que nasce, não deveríamos nos conhecer melhor do que ninguém? Pode ser uma verdade. Quando digo pode é porque o conhecimento está dentro de você. Mas cabe uma pergunta: você consegue enxergá-lo de uma forma estruturada, desapaixonada e não fragmentada? Se sua resposta for sim, você se conhece melhor do que ninguém e deve ser uma pessoa muito feliz e próspera. Se sua resposta foi mais ou menos, não sei ou um pouco, então se conhecer um pouco mais pode significar um nível maior de realização na sua vida. E o que você ganha com isso?

  • Se você sabe quem é, sabe dos seus talentos e sabe do que é capaz ao utilizar esses talentos na potencialidade máxima você se sentirá mais útil e te proporcionará maior realização.
  • Se você sabe quem é, sabe dos seus pontos de desenvolvimento, evita riscos desnecessários e enxerga quais alianças deverá e poderá fazer para alcançar aquilo que deseja.
  • Se você sabe quem é, sabe o que é realmente importante na sua vida e o que merece o foco do seu tempo, dinheiro e conhecimento.
  • Se você sabe quem é, você é livre, seguro e senhor de si.

Agora faça um exercício:

  1. Quais são seus 5 principais talentos? Você está utilizando-os ao máximo?
  2. Quais são seus 5 principais pontos a desenvolver? O que você tem feito em relação a eles?
  3. Quais são as 5 coisas que mais importam na sua vida hoje?

Espero que tenha gostado.

Um abraço e até já, já…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *