Níveis de satisfação no trabalho

Níveis de satisfação no trabalho

Existe uma insatisfação geral de trabalho no mundo corporativo. Segundo pesquisa recente da Deloitte’s Shift Index, 80% das pessoas estão insatisfeitas com seus empregos. Agora com o que exatamente essas pessoas estão insatisfeitas?

Se descobrirmos com o que estamos satisfeitos em nossos trabalhos poderemos trabalhar para PRESERVAR esses fatores (seja na atual empresa ou função, seja numa recolocação). Semelhantemente, se descobrirmos com o que estamos insatisfeitos, podemos trabalhar para MUDAR esses fatores.

A clareza desses elementos pode evitar frustações com tomadas de decisão impulsivas e concentrar energia em mudanças efetivamente importantes.

Abraham Maslow é uma das pessoas mais renomadas no estudo das necessidades humanas. Segundo Maslow, existe uma hierarquia de necessidades humanas. Algumas mais básicas e outras mais elevadas. Vamos explorá-las sobre a ótica de L.W. Porter, que foi uma das pessoas mais famosas a aplicar esse conhecimento no contexto empresarial.

  • Necessidades fisiológicas: necessidades básicas como ter uma moradia, alimentação e saúde; ambiente de trabalho saudável (sem ruído, com boa ventilação, temperatura agradável, iluminação e condições ergonômicas); e jornada de trabalho equilibrada (cerca de 40h semanais com períodos de intervalo durante o dia).
  • Segurança: estabilidade no emprego ou empregabilidade.
  • Afiliação: possuir bons relacionamentos no trabalho e sentir-se parte de um grupo.
  • Estima: que possa ser valorizado pelo seu trabalho, que possua um canal de comunicação e feedback efetivo com seus superiores nos dois sentidos, que permita expressar claramente suas opiniões, que suas ideias e opiniões sejam consideradas nas tomadas de decisão da empresa.
  • Auto realização: reconhecer significado no seu trabalho e no que a empresa faz, dar utilidade as suas potencialidades, fazer o que gosta, acreditar no trabalho próprio e da empresa.

Quer fazer uma autoavaliação para ver como você está e ver o que você precisa preservar e o que você precisa mudar?
Então leia o questionário abaixo e responda. Com base nas suas respostas escolha a dimensão “pior” avaliada e faça um plano de ação com as coisas que você pode fazer para mudar. Depois compartilha aqui com a gente no blog para que possamos juntos enriquecer as alternativas.

Um abraço e até já, já…

 

De 1 a 5, avalie cada uma das questões que estão
ligadas ao nível de satisfação no seu trabalho

1: Discordo predominantemente
2: Discordo parcialmente
3: Não estou certo se concordo ou discordo
4: Concordo parcialmente
5: Concordo predominantemente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *