Bagagem de carreira: saiba o que colocar nesta mala

Bagagem de carreira: saiba o que colocar nesta mala

Tudo bom?

Já falamos por aqui de um jeito diferente de planejar que talvez tenha te ajudado a entrar em ação.

Hoje vamos falar da semelhança entre sua mala de viagem e o desenvolvimento de recursos para seu crescimento profissional.

Você já deve ter feito algumas viagens nos últimos 12 meses não? Decidiu seu destino, planejou de alguma forma o que iria fazer e, em algum momento foi arrumar suas malas. O que você colocou na sua mala? Talvez…

  • Roupas: para proteção ou para ficar sociável;
  • Materiais de higiene pessoal: para preservar a saúde;
  • Artefatos de esporte: para se exercitar
  • Jogos: para se divertir;
  • Livros: para adquirir conhecimento e se entreter.

Enfim, seja qual for o seu destino e o seu objetivo, você reuniu uma série de recursos que foram muito úteis na sua jornada. Alguns deles você planejou, outros você acabou adquirindo na própria viagemAlguns deles podem até ter faltado naquele momento chave. Tenho certeza que já passou por todas essas situações.

Na nossa vida profissional funciona da mesma forma. Uma vez que definimos o objetivo e traçamos um planejamento é importante reunir os recursos adequados para a jornada. Alguns deles já temos em abundância, são nossos talentos. Se você escolheu um objetivo que use ao máximo os seus talentos, já começou bem a jornada.

Os demais recursos podemos dividir em 3 categorias:

  • Técnicos: variações de conhecimento, dinheiro, tempo;
  • Comportamenais: maneiras de ser, de se realacionar e se comunicar de forma efetiva com outras pessoas;
  • Emocionais: estados emocionais produtivos como: coragem, confiança, determinação, fé, esperança, serenidade, atenção, entre outros

Esses recursos podem ser adquiridos antes ou durante a sua jornada. O importante é saber quais deles são os mais importantes e a quantidade ideal, pois se reunir os recursos inadequados na quantidade errada, a mala pode pesar ou pode ser difícil e cansativo achar os recursos corretos na sua mala na hora em que você precisar.

A boa notícia é que a maioria dos recursos mais importantes para você na sua jornada também é útil para uma infinidade de pessoas, e por este motivo, uma série de provedores desses recursos já foram desenvolvidos e estão disponíveis a cada um de nós, de diversas “cores”, “tamanhos” e “gostos”. Basta achar um de confiança e mais adequado a você.

Pode ser que no começo seja um pouco mais difícil, mas rapidamente você terá sua rede de fornecedores de confiança que podem prover o recurso adequado para a sua jornada.

Espero que você tenha arrumado direitinho sua mala profissional. Uma ótima viagem! Agora é só entrar em ação!

Um grande abraço e até já já.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *