3 maneiras de saber se você está no cargo e na empresa certa

3 maneiras de saber se você está no cargo e na empresa certa

Como saber se você está no cargo e na empresa certa? Você sabe responder essa questão prontamente ou sente que não tem ela na ponta da língua? Se você se enquadra na segunda opção, saiba que você pode resolver tal situação com algumas dicas!

Antes de achar que você deve começar a ir em busca de um novo trabalho, vale a pena procurar saber se você está no cargo e na empresa certa, sabia?

Esse momento de reflexão pode ajudar a entender muito melhor acerca da sua trajetória profissional e certificar se de fato é hora de procurar mudanças mais drásticas ou atribuir novos métodos de trabalho!

Saber refletir sobre esse aspecto nos dias de hoje é de suma importância. Afinal, o atual cenário político e econômico do país não estão favorecendo em nada o mercado de trabalho.

Por esse motivo é interessante saber quais os melhores passos que você poderá dar daqui para frente, e entender se os seus esforços realmente precisam ser intensificados ou não!

Entenda mais neste artigo sobre esse assunto conhecidas dicas valiosas que poderão inspirar sua projeção profissional e planejamento!

Saber se você está no cargo e na empresa certa – como ter essa resposta? Isso é possível?

Não há como negar que muitos profissionais, de diversas áreas diferentes, possuem algo em comum: conseguir progredir profissionalmente e conseguir bons resultados em sua carreira.

O ponto é que para ir de encontro a tais resultados é necessária uma grande dedicação, bem como extrair sempre o melhor de suas características profissionais.

É importante destacar que ter dúvidas sobre a área ou as atividades pelas quais temos uma maior identificação no início da carreira é absolutamente normal.

É justamente por esse motivo que existem os programas de trainee e estágios. Afinal, é nesse momento que temos a grande oportunidade de descobrir o caminho que estamos inclinados a seguir.

O ponto é que em dado momento não adianta em nada dedicar nem energia ou tempo para descobrir de fato se estamos na carreira certa por meio de inúmeras tentativas ou erros.

O mais importante de todo esse processo é o autoconhecimento. Sem ele dificilmente você conseguirá descobrir como evoluir em sua carreira ou até mesmo em outros aspectos de sua vida.

Mas, o que é realmente esse autoconhecimento?

Ele pode ser atribuído como uma espécie de quebra-cabeça, onde grande parte das peças podem estar dispersas – e que de fato precisam sempre contar com uma boa análise para serem encaixadas perfeitamente!

Tais peças tão fundamentais tendem a ser atribuídas a pontos e características marcantes da nossa própria personalidade, bem como crenças, valores e até mesmo competências.

Portanto, essa é uma lição de casa para saber se você está no cargo e na empresa certa! Você deve se dedicar a listar todas as diversas situações que você já tenha conseguido realizar, em quais você teve êxito e feedbacks positivos.

Avalie o mundo ao seu redor!

Procure pensar quais foram às competências que você mobilizou, pois assim conseguirá descobrir todos os pontos mais fortes que possui, bem como também os pontos fracos.

O mais importante é que você fique atento ao que de fato lhe promove satisfação e felicidade.

Reflita sobre o que você pode fazer para tornar sua posição junto a empresa onde tem atuação mais satisfatória e saiba avaliar também as oportunidades de novos negócios.

Ao fazer essa minuciosa análise, será possível obter melhores respostas e até mesmo entender se de fato o caminho mais interessante é buscar outras alternativas de carreira ou empresa!

Saber se você está no cargo e na empresa certa é um exercício diário! E mudar faz parte da vida. Por isso, se permita a trilhar todo esse processo com maestria.

Quer saber como construir o seu plano de carreira agora? Clique aqui e confira a matéria completa para entrar em ação e realizar o seu sonho!

Um grande abraço e até já, já…

Luciano Guimarães
Master Coach de Carreira

Eu ajudo as pessoas a se realizarem profissionalmente

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *